Coisas que te impedem de buscar ajuda
- thaynatandrade
- 13 de set. de 2022
- 2 min de leitura

Muitas pessoas têm dificuldade de pedir ajuda, isso não acontece só com você!
Como acredito que uma das melhores formas de se ajudar é através da terapia, vou listar algumas coisas que identifico serem obstáculos para que você procure ajuda.
1) achar que o terapeuta vai mandar na sua vida
a punica pessoa que vai tomar decisões durante seu processo terapêutico é você, provavelmente de uma forma mais consciente sobre os seus processos, justamente pelo acesso a terapia e ao autoconhecimento
2)Ter passado por uma experiencia ruim com outro terapeuta.
Assim como existem bons profissionais também existem os profissionais ruins, isso acontece! mas isso não tira o mérito dos excelentes profissionais disponíveis no mercado que podem te auxiliar, ouvir e acolher. Não deixe que uma má experiencia te conduza a desistir de você
3) Achar que é "maluco" ou exagero procurar um psicólogo
todo ser humano é passível de ter algum sofrimento psíquico, logo se você é um ser humano e procurou um psicólogo isso é totalmente normal! Aliás, você não necessariamente precisa ter vivenciado um trauma clássico, violento, ou certamente validado por outras pessoas como trauma. só você sabe a dor que carrega!
4) "psicólogo é muito caro e eu não posso pagar"
A dúvida mais clássica de todas! o tratamento psicoterápico tem um valor que paga um profissional autônomo como outro qualquer, isso é uma questão de importância, organização, prioridades. Sabemos que infelizmente muitas pessoas não tem seque alimento todo dia em suas mesas, mas para isso é que também necessitamos de politicas publicas de distribuição de renda e acesso a serviços de saúde mental. Mas, se você não se encontra nesse grupo, se organize financeiramente! existem muitos profissionais com disponibilidade de atendimento social, clinicas que atendem por plano de saúde e diversas outras alternativas. As vezes o empecilho financeiro é apenas um obstáculo que você colocou para nem mesmo procurar ajuda.
Inclusive, se você leu, se identificou e está pensando e precisando de fazer terapia, conheça o meu perfil. Lá você encontrará vários conteúdos informativos sobre o assunto. Ou se você conhece alguém que se beneficiaria com a terapia, mande para ela esse post.
É importante desmistificar o acesso à terapia e a procura de ajuda a si mesmo.




Comentários